Ano:
2023
Tipologia:
ARTES CÊNICAS - Espetáculo de Teatro
Serviço(s):
Elaboração e inscrição de projetos, Gestão de Incentivo, Prestação de Contas, Produção Administrativa/Controladoria, Produção Geral
Idealização:
Pietro Arte
Realização:
Versa Cultural
Meio/Lei:
ProAC ICMS

“A Grande Obra” é um projeto cênico, com atuação de Fabrício Pietro, direção de Fernanda Stefanski, e construção dramatúrgica de ambos. O espetáculo teve temporada em 2023 no Teatro Parlapatões. Foram, ao todo, 15 apresentações, impactando uma média total de 600 espectadores, além das 4 (quatro) oficinas oferecidas, com, no máximo, 20 pessoas por encontro, totalizando 80 pessoas.
Sinopse
Na primeira noite de Natal depois da partida de sua esposa, um homem insone ecoa seus pensamentos, memórias, desejos e angústias tendo como testemunha o público e um bebê. Em uma roda viva que não para de girar, ele tenta alcançar o topo do sucesso, segundos antes do colapso das paredes de um apartamento que está prestes a desabar.
Pesquisa
O espetáculo é resultado de uma pesquisa iniciada em 2019 a partir do ensaio filosófico “O mito de Sísifo”, de Albert Camus, que trata de questões relacionadas às contradições da existência humana, como a busca da essência e o sentido da vida em contraste com uma realidade desconexa, incompreensível e sufocante, guiada por ideologias políticas e religiosas. Para Camus, a solução para a falta de sentido não deve ser o suicídio, mas sim a revolta. Assim como Sísifo, o personagem de A Grande Obra é “O homem”, um indivíduo que torna-se consciente de sua impotência em concretizar um objetivo: demolir as paredes e estruturas que o confinam em uma condição de vida sufocante e sem sentido, após a partida de sua companheira. Em busca de um diálogo radicalmente honesto com o público, ele compartilha suas angústias em relação ao cotidiano repetitivo e inexpressivo, ao esmagamento da poesia, à perda da inocência e à morte de suas ilusões.