top of page

Leis de Incentivo

O QUE SÃO ESSAS LEIS?

Leis de Incentivo à Cultura são mecanismos legais do governo, em todas as suas esferas, para a viabilização de projetos culturais através da renúncia fiscal.

RECURSOS

A partir do momento em que um projeto está devidamente aprovado pelo órgão governamental, ele está apto a receber recursos de empresas para sua realização.

ORIGEM

Como se trata de renúncia fiscal, os recursos advindos das empresas nada mais são do que parte de seus impostos devidos aos órgãos governamentais.

CONCLUSÃO

A empresa tem a opção de incentivar um projeto cultural com parte de seus impostos devidos, ao invés de destiná-los exclusivamente ao governo.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS LEIS DE INCENTIVO

Não há imageM.png
  • Os incentivadores - pessoa física ou jurídica - poderão contribuir por meio da renúncia de até 20% do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza - ISS - e do Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU.


  • Período de inscrição de proponentes: aberto durante todo o ano.


  • Período de inscrição de novos projetos: conforme publicação de edital anual.

SITE
Não há imageM.png
  • Os incentivadores - pessoa jurídica - poderão contribuir por meio da renúncia de até 3% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS.


  • Período de inscrição de proponentes: aberto durante todo o ano.


  • Período de inscrição de novos projetos: aberto durante todo o ano. O período de avaliação, porém, ocorre entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano.

SITE
Não há imageM.png

Os incentivadores - pessoa física ou pessoa jurídica - poderão contribuir por meio da renúncia de 30% a 100% do Imposto de Renda - IR.


  • período de inscrição de proponentes: aberto durante todo o ano.


  • período de inscrição de novos projetos: conforme a IN 11/2024, as datas variam, de acordo com as modalidades - Planos Anuais e Plurianuais (até 31 de agosto) e demais projetos (até 31 de outubro).

SITE

Links Importantes da Cultura

ANCINE

Agência Nacional do Cinema

A ANCINE (Agência Nacional do Cinema) é um órgão oficial do governo federal do Brasil, e sua atuação é fundamental para a indústria cinematográfica e videofonográfica nacional.

DOE

Diário Oficial do Estado de São Paulo

O DOE é o canal de transparência por excelência, onde tudo acontece: decretos, leis estaduais, nomeações de servidores, andamento de obras públicas e até prestação de contas do governo paulista.

DOU

Diário Oficial da União

O DOU é o jornal oficial do Governo Federal. Ele concentra todas as normas que regem o país, tornando-se uma espécie de “registro público” para os atos dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Funciona como um megafone para divulgar decisões importantes, como leis, decretos, portarias, nomeações, exonerações e outros atos administrativos...

bottom of page